Filmes por gênero

VELOCIDADE TERMINAL (1994)

Terminal velocity
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Velocidad terminal (Espanha)
Caída libre (Argentina, México)
Tödliche geschwindigkeit (Alemanha)
Fritt fall (Noruega, Suécia)
Frit fald (Dinamarca)
Krajnja brzina (Sérvia)
Na granicy ryzyka (Polônia)
Скорость падения (Rússia)
Pais: Estados Unidos, Canadá
Gênero: Ação, Suspense
Direção: Deran Sarafian
Roteiro: David Twohy
Produção: Tom Engelman, Scott Kroopf
Design Produção: David Snyder
Música Original: Joel McNeely
Direção Musical: John Houlihan
Fotografia: Oliver Wood
Edição: Peck Prior, Frank Urioste
Direção de Arte: Sarah Knowles
Figurino: Poppy Cannon-Reese
Guarda-Roupa: James W. Tyson, Gary Sampson, Brenda Donoho
Maquiagem: Jeanne Van Phue, David LeRoy Anderson, Kimberly Greene
Efeitos Sonoros: Kelly Oxford, Brad Sherman, D. Kneupper, Barney Cabral e outros
Efeitos Especiais: R. Bruce Steinheimer, John McLeod, L. J. Cavanaugh e outros
Efeitos Visuais: Chris F. Woods, Cherylanne Martin, Michael Lehman e outros
Nota: 6.8
Filme Assistido em: 1995

Elenco

Charlie Sheen Richard 'Ditch' Brodie
Nastassja Kinski Chris Morrow / Krista Moldova
Gary Bullock Lex
James Gandolfini Ben Pinkwater
Christopher McDonald Kerr
Hans Howes Sam
Melvin Van Peebles Noble
Suli McCullough Robocam
Cathryn de Prume Karen
Richard Sarafian Jr. Dominic
Martha Vazquez Jornalista
Matthew Mazuroski Tom, instrutor de pulo
Chester Bennett Vlad
Billy Hank Hooker Pistoleiro
John Meier Pistoleiro
Cynthia Shope Babe
Sofia Shinas Max
Brooke Langton Paraquedista
Tim Kelleher Paraquedista
Terry Finn
Lori Lynn Dickerson

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ditch Brodie é um competente instrutor de pára-quedismo.  Certo dia, uma bela loura o procura para realizar um salto sob sua supervisão.  Uma vez no ar, Ditch se descuida por um momento e, quando menos espera, a jovem salta e, com o pára-quedas fechado, morre ao se chocar contra o solo.

Pouco depois, já em terra, um pequeno avião monomotor passa a dar rasantes sobre seu escritório, o que o leva a acompanhá-lo de motocicleta até um campo de pouso abandonado.  Para sua surpresa, lá, encontra-se com a misteriosa loura, sã e salva.  Ela lhe explica que a mulher que ele viu caindo era um corpo feminino morto, vestido com um macacão amarelo igual ao usado em seu Centro de Pára-quedismo, que havia sido jogado de um segundo avião que voava um pouco acima daquele em que ele se encontrava.  Ao final da conversa, ela o convence a acompanhá-la numa missão, em troca de provas concretas de que se acha viva, livrando-o de um processo de homicídio.

Os dois embarcam, assim, no pequeno monomotor pilotado por Lex, um amigo de Chris.  Já à noite e seguindo suas orientações, os dois saltam sobre um complexo industrial com a finalidade de conseguirem informações por ela consideradas vitais para o êxito de sua missão.  Perseguidos por dois homens que, segundo ela, são ex-agentes da KGB que passaram a trabalhar para a máfia russa, a operação é bem-sucedida.

No dia seguinte, marcam um encontro no campo de pouso, já que o promotor, designado para o caso da queda da mulher, vai estar lá, ocasião em que ficará comprovado que ela continua viva.  Na hora marcada, ao invés do promotor, quem chegam ao local são os criminosos que querem, a qualquer custo, reaver as informações por eles roubadas na noite anterior.  Depois de uma série de tiroteios e explosões, os dois conseguem escapar, o mesmo não acontecendo com Lex, que é morto.

Em conversa, ela explica que foi agente da KGB, que agora vive nos EUA, embora seus pais ainda se encontrem na Rússia.  Segundo as informações obtidas, um avião 747-200C, seqüestrado pelos mafiosos, contendo cerca de US$ 600 milhões em barras de ouro, destinadas às reservas do Tesouro da Rússia, deverá fazer um pouso num aeroporto agora usado como cemitério de aviões, localizado a cerca de 8 km do local onde se encontram, antes de seguir viagem para Cartagena, onde os mafiosos têm compradores para o produto.

Pouco depois que os dois conseguem localizar o avião, chegam os criminosos, obrigando-os a fugir até um local próximo onde, usando um telefone, ela avisa o FBI sobre o que está ocorrendo, mas obtém a resposta de que terá que ir à Phoenix fazer a queixa pessoalmente.

Não dispondo de tempo, ela volta sozinha ao cemitério de aviões, já que Ditch se nega a acompanhá-la.  Entretanto, logo depois, ele se arrepende e vai ao seu encontro.  Ao chegar lá, vê quando os mafiosos a colocam no porta-malas de um automóvel e embarcam o veículo no avião que se prepara para decolar para Cartagena.

Contando com a ajuda de um amigo piloto, que se acha no local, Ditch consegue passar, em pleno vôo, para o avião dos bandidos, através da rampa de embarque de veículos.  Quando descoberto, solta o freio do veículo e o carro despenca no espaço.  Munido de pára-quedas, consegue resgatar Chris do porta-malas onde ela se encontra.  Após chegarem ao solo, vêem quando o avião, que sofrera uma pane, faz um pouso forçado, sendo preso pelas autoridades americanas.

Chris e Ditch viajam à Moscou, onde ambos são condecorados pela bravura demonstrada, ao resgatarem o carregamento de ouro pertencente ao governo russo.

imagem

Comentários

"Velocidade Terminal" é um filme de ação, do início ao fim.  Sem nenhuma dúvida, não chega a ser um bom filme, a não ser para os fãs do gênero.

Realizado pelo cineasta Deran Sarafian, com um trabalho mediano, o filme apresenta uma série de furos e várias sequências de clichês. A fotografia é boa e o trabalho da belíssima Nastassja Kinski e de Charlie Sheen é razoável, não havendo uma maior química entre os dois.

Enfim, "Velocidade Terminal" é um típico produto comercial de Hollywood, com tiros e explosões, além de ótimas cenas de pára-quedismo.

CAA