Filmes por gênero

A DIVINA DAMA (1941)

That Hamilton woman
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A batalha de Trafalgar (Portugal)
Lady Hamilton (França, Espanha, México, Suécia)
Il grande ammiraglio (Itália)
Lord Nelsons letzte liebe (Alemanha)
Lady Hamiltonin rakkaustarina (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance, Guerra
Direção: Alexander Korda
Roteiro: Walter Reisch, R.C. Sherriff
Produção: Alexander Korda
Design Produção: Vincent Korda
Música Original: Miklós Rózsa
Fotografia: Rudolph Maté
Direção de Arte: Lyle R. Wheeler
Figurino: René Hubert
Guarda-Roupa: Marjorie Best, Eugene Joseff
Maquiagem: Robert Stephanoff
Efeitos Sonoros: William A. Wilmarth, Jack Whitney
Efeitos Especiais: Lawrence W. Butler
Nota: 8.7
Filme Assistido em: 1991

Elenco

Vivien Leigh Emma Lady Hamilton
Laurence Olivier Lorde Horatio Nelson
Alan Mowbray Sir William Hamilton
Sara Allgood Sra. Cadogan-Lyon
Gladys Cooper Lady Frances Nelson
Henry Wilcoxon Capitão Hardy
Halliwell Hobbes Reverendo Nelson
Gilbert Emery Lorde Spencer
Miles Mander Lorde Keith
Ronald Sinclair Josiah
Luis Alberni Rei de Nápoles
Norma Drury Boleslavsky Rainha de Nápoles
Olaf Hytten Gavin
Juliette Compton Lady Spencer
Guy Kingsford Capitão Troubridge
Alec Craig Ministro no navio
George Davis Policial
Georges Renavent Gerente do hotel
Harry Strang Médico no navio
Leonard Carey .
Russ Powell .

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Gravação de Som (Jack Whitney)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Rudolph Maté)

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Interiores (Vincent Korda, Julia Heron)

Oscar de Melhores Efeitos Especiais (Lawrence W. Butler, William A. Wilmarth)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Emma Hart, uma linda garota de salão de baile, é enviada por seu último amante, Charles Greville, para ficar com seu tio, Sir William Hamilton, o embaixador britânico em Nápoles. Emma deve aprender francês, italiano e boas maneiras da classe alta dentro de um mês e, em seguida, se casar com Charles.

Sir William é um colecionador de arte apaixonado e considera Emma uma obra de arte rara que ele deve possuir. Ele a engana, dizendo que Charles nunca pretenderá se casar com ela, e que a enviou à Nápoles para se livrar dela. Por outro lado, Sir William a conforta, apresentando-a à sociedade de elite de Nápoles, oferecendo uma oportunidade de entrar no mundo da classe alta. Logo Emma se esquece de Charles e se casa com Sir William, tornando-se Lady Hamilton, Sua Excelência. 

Três anos depois, Nápoles inteira é despertada por salvas de canhão de um navio de guerra. Horatio Nelson, um famoso oficial da Marinha inglesa, chegou. Nelson pede que Nápoles honre seu tratado com a Inglaterra e forneça tropas para ajudar no esforço de guerra britânico contra a França. Na ocasião, Emma usa seu relacionamento com a Rainha de Nápoles e consegue reforços para Nelson. Este sai imediatamente com uma forte impressão da mulher mais bonita da Europa.

A guerra continua por mais cinco anos, e Nelson se encontra em Nápoles, mais uma vez, precisando de suprimentos. Desta vez, no entanto, os navios ingleses não têm permissão para entrar em Nápoles, pois o rei não deseja provocar um ataque dos franceses. Vendo que Sir William é incapaz de persuadir o rei, Emma novamente usa sua influência junto à rainha e Nelson recebe permissão para receber suprimentos de qualquer porto napolitano. 

Nelson, no entanto, não fica longe por muito tempo. Ele retorna à Nápoles após sua vitória no Egito, alertando o rei sobre o avanço das tropas francesas, mas não consegue persuadir o rei a agir. Exausto e com a saúde debilitada, Lord Nelson desmaia e fica confinado à cama por um longo tempo.

Emma se encarrega de cuidar de Lord Nelson e, embora ele tenha perdido um braço e um olho nas batalhas, não sendo atraente ou socialmente apto, os dois terminam se apaixonando. Eles não têm muito tempo juntos, uma vez que, assim que se recuperar, Nelson será obrigado a retornar à guerra. O caso entre Nelson e Emma fica sério, levando-o a desobedecer ordens e resgatar os Hamiltons e a família real antes que Napoleão tome Nápoles. O Almirantado ordena que Nelson volte para Londres imediatamente, enquanto Sir William é instruido a levar sua esposa para a Turquia. Os amantes estão determinados a ficar juntos depois de tantas separações, fazendo com que Emma, sua mãe e Sir. William voltem para a Inglaterra com Nelson.

Devido à popularidade de Nelson como herói de guerra, ele foi poupado da corte marcial e ofereceu um assento na Câmara dos Lordes. Emma percebe que, se seu caso continuar, ela destruirá a carreira de Nelson e cancela o plano de divórcio de seus respectivos cônjuges. Quando ela está prestes a deixar Nelson, ela descobre que está grávida. 

Lord Nelson parte novamente, para lutar contra a frota dinamarquesa, e retorna um ano depois para encontrar Emma preparando um retorno ao palco. Toda a coleção de arte de Sir William se perdeu em um naufrágio e o golpe foi demais para ele. Ao morrer, ele deixa sua herança para seu sobrinho. Agora, sem um tostão, Emma é abandonada por seus amigos da alta sociedade e tem que ganhar a própria vida para sustentar sua mãe e sua filha ilegítima, Horatia.

Desiludido com a decisão do primeiro ministro de assinar o tratado de paz com a França, e enfurecido por sua própria negligência e falha em proteger Emma, Lord Nelson se aposenta e leva a pequena família de Emma para o país. Ela, finalmente, consegue sua vida de conto de fadas. 

A felicidade de Emma, no entanto, é de curta direção. Napoleão quebra o tratado e invade a Inglaterra, e Nelson é chamado da aposentadoria para defender seu país. Desta vez, ele não retorna e a vida de Emma se torna uma morte em vida

 

imagem

Comentários

Realizadp pelo cineasta Alexander Korda, a partir de um roteiro escrito por Walter Reisch e R. C. Sherriff, "A Divina Dama" é um filme produzido em 1941 pela Alexander Korda Films.
 
Na direção, Korda, na época uma das figuras mais importantes do cinema britânico, realiza um ótimo trabalho. O filme conta ainda com uma brilhante fotografia em preto e branco, a cargo de Rudolph Maté. No elenco, Vivien Leigh brilha no papel de Emma Lady Hamilton, seguida pelas ótimas atuações de Laurence Olivier e Alan Mowbray.
 
CAA