Filmes por gênero

DESESPERO - HISTÓRIA DE UMA MULHER (1947)

Smash-up: The story of a woman
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: História de uma mulher (Portugal)
Une vie perdue (França)
Una donna distrusse (Itália)
Una mujer destruida (Espanha)
Destruida (Argentina)
Vinddriven (Suécia)
Skråplanet (Dinamarca)
Virran viemä (Finlândia)
Катастрофа: История женщины (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Filme Noir, Música
Direção: Stuart Heisler
Roteiro: John Howard Lawson
Produção: Walter Wanger, Martin Gabel
Música Original: Frank Skinner
Fotografia: Stanley Cortez
Edição: Milton Carruth
Direção de Arte: Alexander Golitzen
Figurino: Travis Banton
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Maquiagem: Jack P. Pierce
Efeitos Sonoros: Charles Felstead
Efeitos Especiais: David S. Horsley
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1992

Elenco

Susan Hayward Angie Evans
Lee Bowman Ken Conway
Carleton Young Fred Elliott
Marsha Hunt Martha Gray, secretária de Elliott
Eddie Albert Steve Nelson
Carl Esmond Dr. Lorenz
Charles D. Brown Michael 'Mike' Dawson
Janet Murdoch Srta. Kirk, a babá
Sharyn Payne Angelica 'Angel' Conway
Robert Shayne Sr. Gordon
William Gould Juiz
George Meader Advogado
George Meeker Advogado Wolf
John Valentine Dr. Forbes
Frances Morris Sra. Benton, enfermeira
Beatrice Gray Enfermeira
James Craven Sam Winsley
Alice Fleming Srta. Tierman
Connie Leon Mary, empregada de Angie
Ruth Sanderson Maggie
George Ramsey Motorista de táxi

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Susan Hayward)

Oscar de Melhor História Original (Dorothy Parker, Frank Cavett)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em um hospital, Angie Evans, com o rosto enfaixado, relata os fatos que a levaram até ali. Cantora de boate, ela se envolveu com um cantor, Ken Conway, cuja carreira ainda não decolou. Seu agente, Mike Dawson, ajuda Ken e o acompanhador de piano, Steve Anderson, ao conseguir uma vaga em um programa de rádio, cantando canções de caubói.  No dia em que Angie, agora sua esposa, dá à luz sua filha, ele canta uma balada e a atenção que ele recebe o leva a uma nova oportunidade de carreira.
 
Em pouco tempo, ele se torna um grande sucesso, ganhando popularidade e riqueza, enquanto Angie fica em casa, com a carreira paralisada. Ela começa a beber. Por outro lado, Ken conta com ela para apresentar uma imagem sofisticada para seus novos amigos e contatos da alta sociedade, mas seu alcoolismo piora, o que faz com que a secretária Martha Gray venha em seu auxílio. Não demora muito para Angie ter certeza de que Martha e o marido estão tendo um caso. Steve tenta intervir em nome de Angie, mas pode ver que Martha se apaixonou realmente por Ken.
 
Angie, por outro lado, negligencia a criança, continua a beber e depois cria uma cena durante uma festa. Ken, então, pede o divórcio e a custódia. Por outro lado, Mike ajuda Angie a conseguir trabalho em um clube. Ela se mostra determinada a permanecer sóbria para que possa recuperar a custódia de sua filha. No entanto, ela acaba em um bar e acorda na manhã seguinte no apartamento de estranhos que a encontraram desmaiada nas escadas. 
 
Pouco tempo depois, em um parque, ela sequestra sua filha, aproveitando o descuido da enfermeira que se achava com a criança. Em seguida, ela vai para uma casa de campo, onde Angie dá o jantar à criança e a põe na cama. Depois que ela canta para a filha dormir, ela esquece um cigarro aceso no quarto. Em seguida, lá embaixo no térreo, ela começa a beber e se perde nas lembranças. Os gritos da criança finalmente a alertam e Angie a resgata das chamas, mas ela mesmo sofre graves queimaduras faciais.
 
Percebendo que atingiu o fundo do poço, Angie tem certeza de que agora pode seguir em frente e feliz. Por outro lado, Ken conversou sobre o assunto com seu médico e sente que gostaria de tentar apoiá-la.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Stuart Heisler, a partir de um roteiro escrito por John Howard Lawson, "Desespero - História de uma Mulher" é um filme produzido em 1947 pela Walter Wanger Productions.

Na direção, Heisler realiza um bom trabalho, no que é ajudado por um excelente roteiro e por uma ótima fotografia. O filme conta, ainda, com uma bela trilha sonora, onde se destacam as canções "When Love Is Young", "Life Can Be Beautiful", "I Miss That Feeling", dentre outras. No elenco, com uma atuação extraordinária, o grande destaque é Susan Hayward.

CAA